Jquery, Mootools e múltiplos uploads – parte 02

Antes de ler este post, aconselho lerem primeiro a parte 01.

Logo abaixo vai a solução postada no grupo oficial do Jquery.

Houve um recente alvoroço de emails na lista de discussão sobre o conflito com o uso do Mootools em conjunção com o Jquery. Quando o Mootools lançou a versão 1.1, eles renomearam seus eventos expando para $events, deste modo haveria um conflito instantâneo com o jQuery.

Bem, o desenvolvedor brasileiro Alexandre Magno http://blog.alexandremagno.net/) veio com uma publicação com uma simples solução sobre este problema, renomeie o $event expando no Mootools!

“Eu encontrei uma solução que trabalha perfeitamente. Eu sou o exemplo vivo de que precisamos as vezes usar ambas frameworks. Eu desenvolvo todos os meus projetos em Jquery, por que foi a que aprendi mais fácil e me sentir mais confortável. Nada contra o Mootools, que é uma bela framework também… Mas eu precisei do Fancy Upload para trabalhar e só é possível com o Mootools, eu fiz tudo, mas não funcionou por causa do conflito com a variável $event. Eu resolvi este problema baixando o mootools sem nenhuma compressão, usei um software como aptana, dreamweaver, ou até mesmo notepad para substituir todas as ocorrências de $event para $event2 por exemplo, e comprimi novamente a biblioteca novamente. Desta maneira, as duas frameworks trabalham perfeitamente, desde que usando o jquery com o noConflit devidademente configurado. Eu espero que isto funcione e breve eu irei desenvolver um sistema de upload para jquery para não ter que usar ambos. É uma vergonha para a equipe do Mootools esperar o jQuery resolver este problema em que ninguém é culpado… é só convenção… por que simplesmente não mudam $event para $mootoolsEvent ou $mooEvent por exemplo??? As vezes é necessário usar ambas, sem dúvida.”

Isto foi postado no forum do MooTools em resposta há um post em que John e eu estávamos tentando resolver um problema de integração de um para um usuário que deseja usar MooTools e jQuery juntos. Nós percebemos o quão irrealista esperar que desenvolvedores irão usar somente uma framework e a equipe vem fazendo grandes esforços para garantir um nível satisfatório de integração entre outras bibliotecas com o uso do noConlict(). No jQuery v1.2, nós fomos mais além para permitir o renomeamento dos eventos expando para qualquer que seja, evitando qualquer conflito.
Enquanto isto não seja um bug do jQuery, nós nos sétimos muito e desenvolvedores integrarem suas ferramentas e nunca trabalhando para que o jQuery seja um gargalo.
Obrigado John e a equipe do jQuery por continuar fazer o jQuery uma solução flexível e obrigado a você Alexandre por expandir o alcance do jQuery para os brasileiros e oferecer esta saída.
Rey…

Gostaria de agradecer o Ray pela oportunidade e ao invés de mostrar o funcionamento do Fancy Upload, irei desenvolver como prometido uma ferramenta semelhante para o jQuery. Vai ser meu primeiro plugin, então mãos à Obra. Dúvidas com o noConflict() será postada aqui breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>