Usando Firebug com o jQuery

O Firebug salva o desenvolvedor Web. Isto não tenha dúvida. Além de suas várias utilidades, tanto para o HTML / CSS, tanto para o Javascript. Neste último ele deixa disponível em seu console todas as variáveis e funções para serem acessadas.

Sendo assim, se você usa o jQuery em sua página, você pode usar o console do Firebug para executar métodos do jQuery. Como assim? A figura abaixo ilustra esta ferramenta:

Usando o firebug com o jQuery

Como você pode ver, eu digitei no console o seletor $(‘.doc’) que retornou um array com todos os elementos retornados pelo jQuery. Depois disto mandei retornar o primeiro elemento através da sintaxe $(‘h3′).get(0). O firebug logo abaixo retorna o primeiro elemento da página atual. Mas ele vai mais além…

Como você pode ver abaixo, ele linka o elemento retornado a aba HTML e mostra o elemento no contexto da página inteira:

Usando o firebug com o jQuery

Usando o firebug com o jQuery

Assim, você pode ter um controle e debugar o seu código muito mais facilmente.

O que acontece se você executar o seletor abaixo no firebug?

Usando o firebug com o jQuery

Este seletor irá retornar como previsto o primeiro parágrafo ligando ao documento atual.

Além de tudo, você pode modificar o dom utilizando o método $(‘seletor’).html(‘conteudo’). As possibilidades são várias, depende da necessidade. Então não hesite em explorar esta ferramenta.

Espero que tenha sido útil para todos. Um abraço e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>