Calendário para jQuery em português

Há um tempo atrás escrevi um post do plugin jCalendar em português. Ele é bastante visitado e gostaria muito de oferecer uma solução atual para este plugin usando o próprio jQuery. Muito tempo passou e atualmente existem soluções melhores para ter uma ferramenta de escolhas de datas. o jQuery UI veio como uma luva para unificar plugins de interface e um dos seus componentes é o Datepicker. Com ele, você pode configurar um calendário para funcionar no formato nacional apenas passando as configurações adequadas, sem modificar o core.

Para utilizá-lo, é necessário fazer o download no site do jQuery UI. Esta biblioteca de plugins possui vários outros plugins que irei tratar no futuro, portanto se for utilizar mais alguma por conta própria baixe o pacote completo, caso contrário somente o plugin datepicker e o core do jQuery UI.

Após inseri-lo no head do documento, basta ter um simples input referenciado de alguma forma, preferencialmente id, para que ele possa ser acessado via seletor do jQuery e assim inicializado como no exemplo:

O arquivo calendário.jscontém o seguinte conteúdo:

Ao passar as configurações acima o calendário se torna totalmente formatado para a forma nacional, simplesmente passando estes parâmetros. Há outras formas de personalização, como a faixa de anos exibida e outras configurações que pode ser consultadas na documentação. Os itens do exemplo acima são bastante auto-explicativo.

O estilo pode ser personalizado no arquivo css que vem junto com o plugin e o jQuery UI tem conceito de temas. Você pode escolher um tema para ele que adeque mais a sua situação, tão bem como criar um personalizado apenas modificando o CSS.

Agora com esta personalização temos este resultado final:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>