Desde os guias de design, até os padrões de interação, temos a eterna necessidade de definir os padrões e a consistência em uma aplicação web de modo a reutilizar o máximo possível os elementos de design. Se não bastasse isto, o twitter, com o Bootstrap foi além e implementou um framework onde há todos os elementos de um website, seguindo todo o estilo padrão de estilo do twitter, e Open Source! Eles o chamaram de bootstrap.

Quais as vantagens de ter o Bootstrap no início do projeto ou até mesmo usar o bootstrap do twitter?
Parece algo tão óbvio: padronizar todos elementos de design se evolui de um ponto em que a etapa de definição de layout perca cada vez mais peso e num mundo ideal ela nem existiria, pois o desenvolvedor front-end já iria prever com o arquiteto a experiência de uso, pois a biblioteca é suficiente para suprir todas novas funcionalidade da aplicação. Usar o próprio bootstrap do twitter para prototipar é também algo extremamente útil, pois ele é bastante simples, limpo, agnóstico e com todos os recursos de CSS3.

Outra grande vantagens é para projetos novos que segue a mesma consistência visual.

O bootstrap é orgânico, de acordo com novos elementos ele vai crescendo e a tendência é que chegue em um limite. No entanto é necessário ter no mínimo:
•    Elementos do grid
•    Formulários
•    Tipografia
•    Cabeçalhos
•    Listas
•    Tabelas
•    Botões

Como vender a ideia?

Muitas vezes é difícil você conseguir negociar esta etapa. Ela simplesmente é muitas vezes ignorada ou até mesmo iniciada, mas descontinuada e logo depois abandonada. Neste último caso é um sintoma de outro ponto errado, provavelmente não há um padrão e sempre existe um atrito maior quando é necessário definir várias páginas e como um comportamento deve ser em uma determinada interação, como validações de formulário.

Funciona em Qualquer Hospedagem:

Quando você tentar convencer seus clientes, você pode destacar também que vai funcionar em qualquer servidor de hospedagem. Ou seja, eles podem manter sua hospedagem existente e não vão ter de fazer qualquer alteração.

Se no momento eles não têm um provedor, você pode encaminhar este guia de hospedagem de sites a seus clientes:

https://mestredohospedasite.com.br/melhor-hospedagem/

O que também é muito interessante sobre o Bootstrap é que você não precisa carregar nenhum dos arquivos Javascript requeridos, eles oferecem um CDN.

Isso normalmente facilita o trabalho, você não precisa carregar nenhum dos arquivos Javascript ou CSS no seu servidor, praticamente, vem pronto de fábrica.

8 Replies to “Vamos começar por Bootstrap”

  1. Eu só uso o bootstrap nos meus projetos, ele é ÓTIMO, muito bonito, prático e fácil de usar e a documentação é sensacional, eu geralmente uso coisa mais básicas, mas mesmo assim é muito lindo, até já tive ocasiões que usei muitos recursos dele, mas foram poucas vezes, enfim bootstrap é muito bonito e prático, adoro ele 🙂

  2. Olá Alex, bem interessante o bootstrap estou começando a utilizá-lo e me surgiu também algumas dúvida de iniciante:

    Qual o melhor caminho para começar a usar o bootstrap ?

    Existe algum programa free para criar template wordpress?

    Qual o melhor software que você indicaria para um incidente que gosta de qualidade?

    Desde já agradeço a oportunidade do contato?

    1. @Roberto: O melhor caminho é sempre a documentação. Sobre programa e software, são os mesmos usados para desenvolver com HTML, CSS e Javascript. Não é uma tecnologia específica, então você pode usar desde IDE’s de desenvolvimento até bloco de notas como é feito com linguagens de front-end. Espero ter ajudado e boa sorte.

  3. Olá estou começando um projeto onde teria um site padrão, onde os clientes poderiam escolher templates de sua preferência. Assim, o que mudaria seria somente a “cara” do site.
    Estava pensando em usar o Bootstrap 3 para isso.
    O que você acha, ele serve para isso, digo, é fácil mexer no templete padrão dele?

    1. Willian, o Bootstrap é ideal para isto, por que possui o HTML do template padronizado e você precisa apenas mudar um CSS para modificar o tema. Espero ter ajudado e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *