Scrum solo

Que o Scrum virou uma ótima alternativa para o desenvolvimento de software, principalmente de startups não há dúvidas, mas que ele também carrega benefícios no controle das suas atividades paralelas, no seu dia a dia, isto para mim foi uma novidade que tem surtido um efeito bastante positivo.

Muitas vezes temos projetos pessoais que precisam de um mínimo de planejamento, e já existem bons conteúdos por aí para você tratar melhor em sua organização pessoal neste aspecto como o Carreira Solo.

Cada vez mais surgem profissionais que trabalham sozinhos, principalmente quando querem empreender ou trabalham com pequenas equipes e que precisam de um “silo” de organização pessoal.

Por definição, no Wikipedia, o Scrum solo seria:
“Scrum é baseado em pequenas equipes. Ele permite a comunicação entre os membros da equipe. Entretanto, há uma grande quantidade de softwares desenvolvidos por programadores solos. Um software sendo desenvolvido por um só programador pode ainda se beneficiar de alguns princípios do Scrum, como: um backlog de produto, um backlog de sprint, um sprint e uma retrospectiva de sprint. Scrum Solo é uma versão adaptada para uso de programadores solo.”

Como funciona

O Scrum é uma metodologia de desenvolvimento de software, que iniciou com o Manifesto Ágil, e assim simplificar o modelo vigente de desenvolvimento em cascata para mudar o paradigma e passar a trabalhar com interações.

Essas iterações possuem modalidades tanto de natureza individual quanto em grupo. O Scrum Solo consiste em aplicar o que diz respeito ao individual.

Quadro do Scrum

Usando o Scrum solo para desenvolver seus projetos pessoais

O famoso quadro do Scrum sendo usado para ajudar nas tarefas pessoais.

O quadro do Scrum é o único artefato que você vai precisar. Isto demonstra o espírito do Scrum que consiste na simplificade. Neste caso para você, apenas uma pessoa, não precisa de muito para aprovar o que você mesmo faz! Apenas com post its, caneta e um quadro, você organiza suas tarefas e planeja iterações de geralmente 7 dias com metas que sejam simples histórias de usuário(no formato “eu, como tal tipo de usuário preciso de tal coisa”) e você classifica em uma pilha (o Backlog), tarefas em progresso e tarefas concluídas. Assim você pode organizar suas tarefas de forma fácil e descomplicada.

Quadro do scrum separado por tarefas

Um exemplo do uso do quadro do Scrum

Você pode fazer isto usando ferramentas online, mas botar este quadro no teu quarto ajuda a simplificar e fazer o uso da ferramenta de forma completa. Você desta forma poderá ter um controle manual e independente das coisas que você faz. Mas caso contrário você tenha mais afinidade com uma ferramenta digital, você pode usar algo como ScrumDo(http://content.scrumdo.com/home/), ou o Rushing Project(http://rushingproject.com). Este último, é uma ferramenta para você gerenciar e concluir projetos em até 48 horas nos moldes do Scrum Solo.

Simplesmente começe a usar, coloque no máximo 3 projetos de cada vez em progresso, de acordo com a sua disponibilidade de tempo para trabalhar em novos projetos e mãos a obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>