Quais as vantagens do armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem mudou a forma como concebemos o armazenamento de dados. Neste artigo, a Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click vai nos contar um pouco sobre as formas gerais de se armazenar um conteúdo na nuvem de forma segura e efetiva.

Quais as vantagens do armazenamento na nuvem?

Atualmente, nós consumimos e geramos uma série de dados. Imagens, textos, áudios e vídeos. O grande medo de muitas pessoas, e com razão, é justamente perder todos esses arquivos. Por isso, é bom ter um espaço online para guardá-los. Existem várias vantagens do armazenamento na nuvem.

O serviço funciona como uma espécie de memória externa dos computadores e dispositivos móveis, em que  os dados são guardados em grandes servidores e que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Para você ter acesso a esses arquivos, basta ter um dispositivo que acesse a rede.

Esse recurso serve não só para a vida profissional dos internautas, como também para a vida pessoal. É possível armazenar aquelas fotos espalhadas por diversos celulares, os trabalhos de faculdade salvos em vários pendrives, ou salvar aquela discografia preferida. Tudo pode ser organizado online.

Vantagens do armazenamento na nuvem

Guardar os arquivos online já se tornou uma regra para muitas empresas e pessoas. Não só pela comodidade de poder acessar os dados de qualquer parte do mundo, como também pela praticidade de não precisar acumular pilhas de documentos e outros tipos de mídias.

Contudo, muita gente ainda desconhece as vantagens do armazenamento na nuvem, o que torna a possibilidade duvidosa ou, até mesmo, inexistente. Por conta disso, é essencial conhecer o que esse tipo de serviço oferece como diferenciais:

  • Fácil acesso: Não importa se você está no seu computador pessoal ou de outra pessoa, os arquivos armazenados em rede ficam disponíveis para qualquer dispositivo com acesso à internet, incluindo até mesmo smartphones e tablets.
  • Baixo custo de manutenção: Quando se escolhe um serviço de nuvem, os gastos com compras de equipamentos para guardar arquivos e com a manutenção desses dados caem drasticamente.
  • Segurança: Guardar arquivos na nuvem é uma forma muita mais segura, pois grande parte das empresas que oferecem o serviço possuem cópias de segurança espalhadas por vários servidores.
  • Backups automáticos: Essa é mais uma das vantagens do armazenamento na nuvem. A empresa ou pessoa não precisa esquentar a cabeça em ficar fazendo o backup dos dados; o próprio serviço se encarrega desta tarefa.

Essas são apenas algumas das várias vantagens do armazenamento na nuvem. Existem diversas empresas que oferecem este serviço por mensalidades acessíveis e com grande espaço de memória.

Pacotes Gratuitos ou Pagos

Diversas plataformas do gênero oferecem tanto a modalidade gratuita, quanta a paga, na qual o usuário escolhe um plano ou pacote por um valor X. Tudo vai depender da sua demanda por memória.

Os serviços gratuitos geralmente são recomendados para quem não tem um grande volume de dados para serem guardados. O Dropbox, por exemplo, oferece um espaço de armazenamento de 2GB. Já o Google Drive, fornece 15GB. Ambos os serviços são gratuitos, mas também possuem planos pagos.

No caso de empresas ou profissionais autônomos, as plataformas pagas são as mais indicadas. Além de oferecerem mais espaço, elas também possuem ferramentas integradas. O One Drive, por exemplo, fornece um plano no qual o usuário também tem acesso a um editor de conteúdo em nuvem.

Pesquise a Melhor Opção

Se você deseja guardar seus dados online, o primeiro passo é pesquisar qual plataforma se adequa melhor ao que você precisa. Existem inúmeras opções na internet para atender às mais diferentes demandas.

O Google Drive é o serviço mais popular atualmente, e é muito indicado para estudantes, universitários e trabalhadores autônomos. Isso porque ele possui um sistema muito eficiente, onde é possível organizar todos os arquivos por pastas, catalogá-las e compartilhá-las.

As vantagens do armazenamento na nuvem são inúmeras. O serviço é uma possibilidade acessível a qualquer pessoa que possua um dispositivo com acesso a internet. Logo, não perca seus dados por falta de conhecimento sobre essa modalidade.

Como isso pode funcionar para sua empresa?

Já imaginou perder todos os dados da sua empresa? Pense no caos que seria perder toda a sua contabilidade de estoque ou do financeiro! Tal fato pode arruinar um negócio.

Por isso, muitos empreendedores têm buscado a solução em sistemas de gestão online, por meio do qual todos os dados da sua empresa são assegurados na nuvem a partir de backups diários.

Além disso, com os sistemas ERP na nuvem, sócios e gestores podem receber relatórios em tempo real com dados financeiros, de vendas e estoque consolidados a qualquer hora.

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick, software de gerenciamento empresarial que tem o intuito de otimizar o tempo e as atividades de empreendedores. Experimente grátis!

Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *