O seu negócio aproveita todas tecnologias digitais que devia?

O seu negócio aproveita todas as tecnologias digitais que devia?

As inovações tecnológicas tomaram conta do dia-a-dia das pessoas e hoje fazem parte de tudo a nossa volta. Para as empresas não foi diferente. Tudo se modernizou e hoje existem métodos, técnicas e ferramentas diferentes que podem contribuir muito para o desenvolvimento dos negócios em geral.

Novas tecnologias são lançadas no mercado constantemente e muitas delas podem ser o diferencial entre a sua empresa e as demais concorrentes.  As tecnologias digitais apresentam recursos que facilitam a gestão das empresas, o contato com os clientes, a divulgação dos produtos e serviços, e as corporações que insistirem em se manter no século passado perderão muito com isso.

Será que a sua empresa já está incluída no século XXI? Será que seu negócio conhece e aproveita todas as possibilidades proporcionadas pelas inovações tecnológicas? Se você, como muitos empresários e gestores, tem essa dúvida, continue lendo esse artigo para descobrir muitos dos benefícios para sua empresa.

Vantagens do uso da tecnologia nas empresas

  • Novas tecnologias geram mais vendas

A internet hoje faz parte da vida de todos e cada vez mais as pessoas utilizam seus recursos para realizar as atividades cotidianas. Hoje muitos consumidores preferem realizar suas compras no conforto de seu lar, sem se preocupar em dirigir, pegar trânsito e encontrar vaga para estacionar seu carro.

As lojas online são uma realidade e tornaram-se novas fontes de vendas para todas as empresas que se dispõem a criar sua presença digital e investir no mercado online. A loja virtual tem abrangência maior, além de estar aberta 24 horas por dia, os sete dias da semana.

As empresas podem aproveitar esse benefício de “horário estendido” e investir na divulgação de seus produtos para atrair mais clientes, sem comprometer o funcionamento da loja original.

  • Organização, eficiência e produtividade

O uso de computadores, notebooks, tablets e smartphones influencia diretamente na produtividade das pessoas, tornando mais fáceis as atividades diárias e a eficiência das tarefas e compromissos.

Existem softwares disponíveis no mercado para diversas funções que auxiliam na organização e controle da empresa e hoje são muito importantes para o bom funcionamento do negócio. A possibilidade de automatização das linhas de produção e o acesso remoto das informações da empresa facilitam bastante a gestão.

  • Aumento da competitividade

As empresas que utilizam tecnologias da maneira adequada acabam se tornando mais competitivas no mercado, devido ao aumento de eficiência de sua produção e funcionamento. Frequentemente a tecnologia proporciona redução de custos em médio e longo prazo, diminuição do tempo de entrega e aumento da qualidade dos produtos e serviços.

Tipos de tecnologia que podem ajudar a sua empresa

A tecnologia não tem limites e já existem soluções inovadoras em todos os segmentos. Muitas delas podem ser aproveitadas pelas empresas para gerar mais qualidade e produtividade nos seus resultados.

  • Cloud Computing

A tecnologia cloud computing possibilita o armazenamento de arquivos e o gerenciamento de sistemas na nuvem, ou seja, em servidores em rede disponibilizados e acessados através da internet.

Os principais motivos da grande revolução proporcionada pela tecnologia cloud computing são a facilidade para gerenciar e manter os aplicativos e sistemas, a capacidade ilimitada de armazenamento e a acessibilidade, já que os arquivos e sistemas podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, sendo necessária apenas a conexão com a internet.

Pesquisas revelam que mais de 75% das empresas brasileiras já utilizam algum tipo de solução de cloud computing.  

Além desses benefícios, a tecnologia de armazenamento na nuvem proporciona mais segurança nas informações, estabilidade tecnológica e diversos recursos de inteligência artificial integrados.

  • Gestão Empresarial

Administrar uma empresa é uma tarefa difícil de ser realizada independente do tamanho do negócio, justamente por envolver vários setores diferentes com informações diferentes e importantes.

Mas essa é a principal função de uma empresa, aquela que determinará o sucesso do negócio e o seu crescimento sustentável. Uma decisão equivocada pode causar prejuízos importantes e comprometer o futuro do empreendimento.

E a tecnologia é capaz de ajudar muito o trabalho de gestão empresarial. Existem softwares de gestão integrados que reúnem todas as informações de uma empresa em um mesmo lugar e permitem o acompanhamento constante do desenvolvimento do negócio.  

O sistema de Gestão Empresarial integrado (ERP) oferece módulos específicos que podem ser utilizados em diversos segmentos como controle de estoque, controle financeiro, previsões orçamentárias, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e fornecedores, além da geração de relatórios que permitem a melhor avaliação da situação da empresa e realizar projeções financeiras para auxiliar o gestor na tomada de decisões importantes para o negócio.

Os sistemas para lojas de última geração possuem tecnologia cloud computing que permite o acesso aos dados a qualquer momento e de qualquer lugar, além de proporcionar a segurança das informações.

  • Presença online

Cada vez as pessoas utilizam a internet para realizar pesquisas, compras ou como entretenimento e não estar disponível nesse ambiente tão presente na vida de todos pode ser bastante prejudicial para a empresa, gerando perdas de clientes e vendas.

Ter um site instituição, blog ou loja virtual é essencial para criar a presença da sua empresa e tornar-se disponível para esse novo consumidor.

E, também pela disponibilidade de opções, a criação de um site hoje não exige grandes investimentos, sendo acessível para todos os tipos de empresa.

  • Mobilidade

O número do smartphones e tablets só cresce no mundo e cada vez mais as pessoas utilizam esses recursos como a principal forma de acesso à internet. Esse movimento faz necessária a adequação da presença online também para as telas menores.

Muitas empresas estão investindo em aplicativos móveis para garantir um contato direto com os clientes da empresa, ou mesmo para facilitar a venda de produtos. Com um aplicativo seus clientes terão acesso total aos recursos e atendimento da sua empresa e você, por outro lado, terá contato direto com eles, e poderá interagir e oferecer promoções exclusivas ou até mesmo buscar mais informações sobre preferencias e características deles para aprimorar suas campanhas de marketing digital.

  • Big Data

O Big Data é um termo muito falado atualmente, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata. É o termo que descreve o volume de dados que causam impactos nos negócios hoje em dia. É uma quantidade de informações impressionante, que possibilita as empresas identificarem oportunidades de negócios e a tomada de decisões melhores, que podem reduzir custos e otimizar o funcionamento da empresa.

  • Redes Sociais

As redes sociais se tornaram fenômenos mundiais e as empresas já perceberam o seu potencial como ferramenta de negócio. Hoje em dia o uso adequado das redes sociais representa uma das melhores formas de aumentar o relacionamento com os clientes e criar uma aproximação e fidelização desses consumidores.

As principais redes sociais já oferecem recursos que abrem ainda mais possibilidades às empresas com seu uso. O Facebook, por exemplo, já permite a criação de uma loja virtual integrada à página da empresa, que permite a venda direta aos clientes, tornando essa ferramenta mais uma oportunidade para conversão.

Como descobrir quais tecnologias utilizar na empresa

Como mostramos nesse artigo, a tecnologia pode ajudar as empresas de diversas maneiras, mas para identificar quais delas podem ser aproveitadas pela sua empresa e quais setores podem ser melhorados é preciso avaliar todo o fluxo de trabalho e o fluxo de caixa.

Além disso, é necessário levar em consideração os custos de implantação e contratação dessas soluções tecnológicas, lembrando-se de que essas tecnologias podem apresentar um custo inicial mais elevado, mas em médio e longo prazo proporcionarão a redução de custos.  

Este é um texto convidado no blog, onde possibilitamos trocas de informações entre diferentes áreas.


Autora:
 Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick, 
software de gerenciamento empresarial que tem o intuito de otimizar o tempo e as atividades de empreendedores. Experimente grátis!

Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *