Alexandre Magno Teles Zimerer

data de nascimento: 06/10/1982
cidade: Rio de Janeiro / RJ
celular: +55 21 98429-2229
e-mail: alexanmtz@gmail.com

RESUMO

Alexandre Magno é desenvolvedor web há quase 10 anos e possui vasta experiência como front-end developer. Atua como Senior Front-end Engineer no Banking Circle. É autor do livro Mobile First Bootstrap (ISBN 9781783285808), publicado pela Packt Publishing em dezembro de 2013. Tem ministrado palestras e workshops em vários eventos de tecnologia (como a Qcon SP e o FISL). Ativo na comunidade open source, traduziu o Bootstrap para o português, desenvolveu bibliotecas para várias plataformas e tem bastante experiência em diferentes linguagens web, como PHP, Ruby, Python, Node.js e diversos frameworks conhecidos no mercado como jQuery, WordPress, Ruby on Rails, Django e Bootstrap. Possui também iniciativas empreendedoras e se aventura em projetos com Arduino.

EXPERIÊNCIA

Senior Software Development Engineer , Banking Circle — Apr 2023 (Current Job)
https://bankingcircle.com
Trabalhando como Engenheiro senior, como parte do time base de front-end e times de funcionalidades, e desenvolvendo a plataforma do banco usando TypeScript / React / GraphQL / Antd Design, e testando e participando de decisões sobre arquitetura dos softwares construídos.

Lead Front-end Engineer, Cluedin; Copenhagen, Denmark — Agosto – 2021 – Apr 2023
https://cluedin.com
Trabalhando como Lead Front-end com GraphQL como camada de dados para prover complexas formas de visualizações de dados. Trabalho na escabilidade do front-end com consistência e componentes reutilizáveis, para entregar para os clientes que usam a plataforma uma experiência única e amigável na manipulação de grande massa de dados na plataforma da Cluedin, e dando soluções técnicas e atuando na liderança da equipe.

Engenheiro de Software Senior, Inpay; Copenhagen, Denmark — Dez 2020 – Agosto – 2021
https://inpay.com
Trabalhando como desenvolvedor full stack em uma plataforma de pagamentos internacionais focada em negócios. Fui parte da construção da API base da empresa, bem como ajudar na construção de serviços de integração contínua com Gitlab, e comecei a fundação do Front-end para o principal produto de pagamento da empresa destinadas a usuários finais.

Engenheiro de Software Senior, Danske Bank; Copenhagen, Denmark — Agosto – 2018 – Ago 2021
http://danskebank.dk
Trabalhando como Engenheiro de Software Senior focado no desenvolvimento frontend mobile com React Native, em um dos bancos líderes na Europa, e fazendo parte do ecossistema das Fintech da Escandinávia, para construir a melhor experiência financeira para o usuário.

Full Stack Developer, Trustpilot Copenhagen; Denmark — Jan 2018 – Abril 2018
http://trustpilot.com
Trabalhando como Full Stack na área de Trustboxes da Trustpilot. Como uma das maiores plataformas de reviews do mundo, as integrações e widgets feitos pela equipe tem atualmente 2.5 Bilhões de impressões. Atualmente a equipe trabalha com Canvas, React, Node e Vanilla Javascript para entregar integrações com os cliente, trabalhando num ambiente ágil e com processos automatizados de medição para tomada de decisões.

Software Engineer, Tradeshift; Copenhagen, Denmark — 2017
https://tradeshift.com
Atuando no B2B em uma plataforma que processou mais de 500 milhões em invoices. A Tradeshift foi a mudança para um ambiente internacional.

Front-end Engineer, Globo.com; Rio de Janeiro, RJ, Brasil — 2009 (Emprego atual)
https://globo.com
Como Software Engineer Sênior, busca soluções em larga escala para as diversas áreas da empresa, sendo referência na área de front-end e participado ativamente na adaptação dos produtos para o mundo mobile através do responsive design. Trabalhou em diversas áreas, desde jornalismo a vídeos, usando diversas tecnologias, desde Django a Rails, entregando valor aos produtos e consolidando plataformas, sempre aprendendo com a empresa referência em web e experiência do usuário. Tendo um perfil multidisciplinar, atende a diversas demandas nos desafios que a Globo.com oferece em se manter como empresa web líder consolidada no mercado.

Líder Técnico, Use International, Belo Horizonte, RJ, Brasil — 2007-2009
Startup inglesa que começou com 6 desenvolvedores e evoluiu para 21 membros depois do primeiro lançamento do projeto. Tornous-e o líder técnico da área de interface após mostrar sua pró atividade e melhorar os processos de desenvolvimento de software e experiência do usuário. Passou então a coordenar uma equipe formada por um designer, um arquiteto e dois desenvolvedores front-end. Este time foi responsável por todas as especificações de interface do projeto.

Web developer – Mapa Digital — 2005-2007  Nesta agência digital que começou com uma dupla e seis meses e depois alcançou 16 funcionários, foi quando comecei a trabalhar com jQuery, WordPress e como um desenvolvedor PHP, comecei a explorar arquiteturas como MVC  com CakePHP.

Outros

  • Webconsult – Agência digital – 1 ano
  • Ao Cubo – Agência de publicidade – 2 meses

PUBLICAÇÕES

  • Livro Mobile First Bootstrap – Dezembro de 2013 – Publicado pela Packt Publishing Ltd (Inglês).
    ISBN 978-­1-­78328-­579-­2
  • Reportagem capa da Webmagazine, junho 2010 – Opinião sobre plugins do jQuery UI

EDUCAÇÃO

  • Analista de sistemas – Universidade Estácio de sá — 2011
  • Scrum Certified Scrum master – Team Ware – 2010
  • Ruby on Rails Avançado – Lidando com problemas do dia a dia – Caelum RJ – Junho a Julho de 2010

PALESTRAS E EVENTOS

  • Semana da Computação da UFRJ– 01/06/2015 – Aplicações Web Multiplataforma na Globo.com – único código, múltiplas experiências
  • Qcon SP 2015 – 03/2015 – Aplicações Web Multiplataforma na Globo.com – único código, múltiplas experiências
  • FISL 13 e 14 – Fórum Internacional de Software Livre, 2013 e 2014 – Palestra sobre desenvolvendo plugins com o jQuery UI e testando com o Jasmine, Mobile First e Bootstrap
  • FlISOL / BahiaJS – Fórum Latino Americando de Software Liver, 2013 – Palestra sobre desenvolvendo plugins com o jQuery UI e testando com o Jasmine
  • Front in Fortaleza 2015 – Sua web app não precisa ser necessariamente mais rápida, apenas parecer que é!

CONHECIMENTOS

  • Javascript Avançado, incluindo frameworks como o jQuery e Backbone.js, além de experiência em ferramentas de testes como Qunit e Jasmine
  • Experiência com perfomance e otimização de websites, escalabilidade de componentes de interface
  • Experiência com prototipagem, usabilidade e interação
  • Progressive enhancement e javascript não obstrusivo
  • Conhecimentos avançados em design responsivo e desenvolvimento de sites otimizados para dispositivos portáteis
  • Conhecimentos avançados em HTML 5 / CSS3
  • Conhecimento no desenvolvimento de aplicativos para celulares usando Cordova
  • Conhecimento em Ruby, Rails e algumas de suas principais bibliotecas, como Sass e Omniauth
  • Conhecimento em Node.js e bibliotecas como o LESS
  • Conhecimento de banco de dados relacional MySQL / Postgre e banco de dados não relacional como o MongoDB
  • Familiar com desenvolvimento em ambientes Unix/Linux
  • Familiar com controles de versões como SVN e Git

AlGUNS PROJETOS OPEN SOURCE

Webpoint
http://blog.alexandremagno.net
Blog pessoal sobre desenvolvimento web, com posts em português e inglês, ajudando pessoas no seu dia a dia de desafios no desenvolvimento.

Destaque
http://globocom.github.com/destaque/
Um plugin de slideshow com um efeito paralalax, criando uma linda e fluida experiência de animação.

Twitter Bootstrap
http://alexanmtz.github.com/bootstrap/

Um fork do Bootstrap do Twitter que tem como objetivo disponibilizar uma tradução não oficial em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *